8 dicas importantes para utilizar o site Valor do Trabalho

O Gerador de Modelos de Petições e Cálculos Preliminares Trabalhistas foi projetado para ser extremamente simples e intuitivo, mas existem algumas dicas que podem ajudá-lo a extrair o máximo proveito desta poderosa ferramenta de apoio ao advogado do trabalhador.


Dicas do site

1 - Escolha dos módulos

Antes de iniciar um cálculo preliminar ou um modelo de petição inicial trabalhista, é preciso escolher os módulos que irão compor o formulário (um módulo é um direito, ou conjunto de direitos trabalhistas). Para selecionar um módulo, clique na caixinha ao lado do nome do módulo. Por exemplo:



A imagem abaixo mostra o painel do Gerador de Petições de um usuário Pró com todos os módulos selecionados:



Nota: É importante escolher apenas os módulos que serão utilizados para cada caso. Se você já fez uma análise prévia, e sabe que não existiu acidente de trabalho, e que também não existe direito ao seguro desemprego, então não escolha estes módulos, porque além do formulário ficar mais extenso, a possibilidade de ocorrerem erros e resultados inconsistentes será maior.


2 - Campos obrigatórios (Botão aberto/Botão fechado)


Existem alguns campos que são de preenchimento obrigatório. Sempre que o botão “Ok, vamos continuar” estiver desabilitado (com a cor apagada), será preciso inserir uma informação válida para que ele seja habilitado.

Em alguns casos basta escolher uma das opções, como mostra a imagem abaixo:



Em outros casos, como na página de informação das datas do contrato, o sistema também analisará se o dia inicial é anterior ao final por exemplo, antes que o botão seja habilitado. Este tipo de validação é importante para que não aconteçam resultadoso inconsistentes.

Algumas vezes, se a informação é opcional, o botão estará sempre aberto, como é o caso da página “Outras verbas salariais”.



Uma página crítica dentro do sistema é a da informação da jornada de trabalho, que acaba provocando alguns erros de informação dos dados. Sobre esta página é importante frisar duas coisas:

1 - O horário deve ser informado no formato XX:XX para que o resultado seja consistente. Informe, por exemplo, 07:00, e nunca apenas 07, ou simplesmente 7. Veja um exemplo:



2 -Se dentro da jornada de trabalho existir horário para descanso e refeição, sempre preencha os 4 campos de cada dia, da forma como demonstrado na imagem acima.

No entanto, se não existir período de descanso e refeição, preencha apenas o primeiro e o último campo, conforme demonstrado abaixo.



Se todos os horários forem iguais, você pode utilizar o botão para repetir o horário da primeira linha (veja na imagem acima).


3 - Dicas nos textos dos formulários (Popover)


Um recurso fundamental, mas que muitos usuários desconhecem, é que quase todas as perguntas dos formulários possuem links com informações complementares, que aparecem dentro da própria página (muita gente não clica acreditando que irá para outra página), numa caixinha chamada popover.

Veja na imagem abaixo o clique no link das palavras "de trabalho":



4 - Baixar em formato Word e Pdf


É possível baixar os modelos de petição inicial no formato Word (.doc - este recurso é restrito a usuários com acesso Pro), e o cálculo preliminar em formato Pdf (.pdf). Os links ficam ao final da página de resultado, como a imagem abaixo demonstra:



5 - Painéis de identificação de direitos


A página de resultado é composta por painéis individuais dos direitos analisados pelo sistema. No título de cada um destes painéis existe o resultado da identificação do direito, que pode ter um destes três estados:


O ícone e a cor verde no título indicam que o direito foi identificado, e que seu valor é positivo.



O ícone e a cor vermelho no título indicam que o direito foi identificado, e que seu valor é negativo. Ocorre apenas nos painéis de aviso prévio (quando o aviso é descontado) e nos painéis de descontos.



O ícone e a cor cinza no título indicam que o direito não foi identificado.

Além dos títulos, que mostram se o direito/desconto foi identificado, o corpo dos painéis são dividos em abas.

Na aba Resumo é informado o valor preliminar líquido do direito apurado, e se incide FGTS e INSS sobre ele. Algumas vezes poderão constar outras informações, como, por exemplo, no painel FGTS, onde constará se o trabalhador pode, ou não, sacar o saldo/multa.

Na aba Detalhes vemos as principais inferências que o sistema realizou para chegar ao resultado final, enquanto na aba Entenda é possível pode conferir algumas definições de conceitos trabalhistas, e se aprofundar sobre o assunto seguindo outras páginas externas.




A última aba, que algumas vezes vem destacada dos outros painéis, é a de Dados fornecidos, onde é possível verificar se todos os dados foram inseridos corretamente. Quando ela vem destacada, possui suas próprias abas:



6 - Página de resultados Salvos


É possível rever seus resultados, entrando na página de Resultados Salvos. Para isso clique no ícone no canto superior direito.

A página de Resultados Salvos apresenta todos os seus resultados gerados, com as opções de salvar os modelos de petições em formato Word (.doc), e PDF, rever em HTML, imprimr e apagar.



7 - Alertas


Fique de olho nos alertas que aparecem nas páginas de resultados. Eles foram programados para alertar se algo saiu errado, ou se foram inseridas informações inconsistentes. Para fechá-los, clique no ícone no canto superior direito do painel.



8 - Responsividade


Algo que pouca gente sabe é que o site Valor do Trabalho é responsivo, ou seja, funciona perfeitamente em quase todos os celulares e tablets.




Gustavo Borceda, advogado e criador do site Valor do Trabalho