Como funciona o aplicativo de casos trabalhistas do site Valor do Trabalho

Publicado em 08/01/2023

Categoria: Dicas do sistema


Como funciona o aplicativo de casos trabalhistas do site Valor do Trabalho


Este artigo irá abordar todos os aspectos do sistema de casos trabalhistas do site Valor do Trabalho, desde como os casos são enviados, até como os advogados podem se inscrever para participar, passando por temas como a seleção dos casos, a avaliação dos trabalhadores, e o sistema de pontos e recompensas.

Por fim, serão abordadas as configurações disponíveis, e os principais aspectos dos Termos de Uso.

Após a leitura deste artigo, espera-se que o advogado trabalhista tenha uma visão completa do funcionamento do aplicativo, compreendendo o objetivo principal do sistema, os benefícios que ele oferece para o advogado, e como os casos são enviados e selecionados, podendo, assim, avaliar se o aplicativo é uma opção viável para atender às suas expectativas e necessidades profissionais.

Índice

  1. Objetivo do sistema
  2. Benefícios do sistema para o advogado
  3. O que são os casos trabalhistas
    1. Visão geral dos casos
    2. Exemplos de casos enviados
  4. Como os casos trabalhistas são enviados
  5. Cidade/Estado
  6. Assuntos comuns
  7. Mensagem padrão
  8. Dados de contato
  9. Como os advogados podem participar
  10. Como funciona a seleção dos casos
    1. Responder caso
    2. Ver o cálculo preliminar
    3. Abrir no WhatsApp
  11. Como funciona o sistema de pontos
    1. Como conseguir pontos
      1. Casos que acrescentam pontos
      2. Feedbacks dos casos
      3. Boas avaliações de trabalhadores
      4. Recompensas
        1. Por quantidade de casos
        2. Por quantidade de feedbacks específicos
        3. Por feedback qualificado
        4. Por avaliações positivas dos trabalhadores
      5. Pacotes de pontos
  12. Termos de Uso
    1. Visão geral
    2. Exclusão do sistema
  13. Configurações
    1. Notificações
    2. Cancelamento da inscrição

1. Objetivo do sistema

O aplicativo de casos trabalhistas do site Valor do Trabalho tem como principal objetivo ajudar os trabalhadores a esclarecer suas dúvidas, e a encontrar soluções para possíveis problemas jurídicos relacionados ao seu contrato de trabalho.

2. Benefícios do sistema para o advogado trabalhista

Ao participar do aplicativo, e responder os casos trabalhistas de forma eficiente e acurada, os advogados trabalhistas podem aumentar a sua credibilidade e reputação na cidade onde exercem a advocacia, o que pode ser extremamente benéfico para sua carreira profissional.

Além disso, responder centenas, talvez milhares de casos, pode render uma experiência acumulada que o advogado demoraria anos, talvez décadas, para conseguir da maneira tradicional. O aplicativo permite, assim, que os advogados trabalhistas pratiquem e aperfeiçoem suas habilidades na área, respondendo às perguntas e orientando os trabalhadores sobre seus direitos.

Outro grande benefício para o advogado é a oportunidade de fechar contratos para o ajuizamento de reclamações trabalhistas ou de acordos extrajudiciais. Este não é o foco do aplicativo, porém é certo que muitos casos enviados possuem o claro potencial de se tornar uma reclamação trabalhista.

3. O que são os casos trabalhistas

3.1. Visão geral dos casos

Os casos trabalhistas são essencialmente dúvidas dos trabalhadores sobre seus direitos, especialmente sobre o final do contrato de trabalho (rescisão contratual) e problemas jurídicos que necessitam de atuações no âmbito judicial (como a realização de acordos extrajudiciais, ou o ajuizamento de reclamações trabalhistas).

3.2. Exemplos de casos enviados

Veja abaixo alguns exemplos típicos de casos trabalhistas enviados utilizando a mensagem padrão (veja mais sobre a mensagem padrão abaixo) oferecida pelo sistema:

“Olá Dr(a)., tudo bem? Trabalhei por aproximadamente 6 meses neste emprego, e tenho algumas dúvidas sobre meus direitos trabalhistas. Pode me ajudar? Meu último dia de trabalho foi em 24 de novembro de 2022, e meu FGTS não foi depositado. Minha última remuneração foi de R$ 1.600,00 por mês. Fiz um cálculo preliminar no site Valor do Trabalho, e o valor líquido foi de R$ 2.682,85. Poderia esclarecer algumas dúvidas que tenho sobre este contrato? Agradeço desde já.”
“Olá Dr(a)., tudo bem? Trabalhei por aproximadamente 3 anos e 8 meses neste emprego, e tenho algumas dúvidas sobre meus direitos trabalhistas. Pode me ajudar? Meu último dia de trabalho foi em 31 de agosto de 2022, e meu FGTS foi depositado. Minha última remuneração foi de R$ 1.327,11 por mês. Fiz um cálculo preliminar no site Valor do Trabalho, e o valor líquido foi de R$ 35.088,15. Poderia esclarecer algumas dúvidas que tenho sobre este contrato? Agradeço desde já.”

4. Como os casos trabalhistas são enviados para a plataforma

O site Valor do Trabalho possui diversas páginas que, diariamente, são acessadas por milhares de trabalhadores em busca de conhecimento sobre seus direitos trabalhistas.

Algumas vezes, estas páginas oferecem a oportunidade de o trabalhador enviar sua dúvida para os advogados trabalhistas de sua cidade. Quando o trabalhador realiza um cálculo preliminar, por exemplo, a oportunidade para enviar sua dúvida é disponibilizada conforme demonstrado na imagem abaixo:


Exemplo de resultado

Ao clicar no botão, o trabalhador será enviado para a página a seguir, onde deverá percorrer as 4 etapas a seguir para enviar sua dúvida (caso trabalhista).

4.1. Cidade/Estado

A primeira informação que o trabalhador deve fornecer para enviar um caso trabalhista é a cidade e estado onde reside. Quando o site possui ao menos um advogado cadastrado na cidade, o trabalhador é conduzido pelas etapas seguintes.

No entanto, quando o site não possui advogado cadastrado na cidade, é disponibilizado para o trabalhador um link temporário do cálculo realizado, e uma mensagem padrão, que ele pode copiar para enviar para o advogado. O site também sugere que o trabalhador procure no Google os advogados trabalhistas que atendem no WhatsApp em sua cidade.

4.2. Assuntos comuns

Quando o site possuir advogado cadastrado na cidade, o sistema irá pedir para que o trabalhador selecione entre os assuntos mais comuns, conforme demonstra a imagem abaixo:


Assuntos comuns

4.3. Mensagem padrão

O próximo passo é a descrição da dúvida. O sistema sempre oferece uma mensagem padrão, baseada nos dados do cálculo, como se pode observar na imagem abaixo:


Mensagem padrão

4.4. Dados de contato

A última informação solicitada ao trabalhador são os seus dados de contato. Concluído este último passo, a dúvida do trabalhador é disponibilizada para os advogados da cidade.

5. Como os advogados podem participar

Para poder responder aos casos trabalhistas, os advogados devem se cadastrar no sistema, acessando a opção “Casos trabalhistas” em sua área de usuário.

Veja na imagem abaixo:


Acessar casos

Na primeira vez em que for acessar os casos trabalhistas, o advogado será convidado a ler este artigo, os termos de uso e a política de privacidade, para verificar se o aplicativo atende às suas necessidades.

6. Como funciona a seleção dos casos

Após ter se cadastrado com sucesso, o advogado poderá selecionar os casos que desejar responder a partir do menu principal.


Tela inicial dos casos trabalhistas

Ao selecionar a opção “Responder Casos”, o advogado terá acesso a todos os casos trabalhistas disponíveis em sua cidade, como mostra a imagem abaixo:


Responder casos

6.1 Responder casos

Para que tenha acesso aos dados de contato (WhatsApp e email), o advogado deverá clicar no botão “Responder Caso”, e confirmar o interesse na caixa de confirmação que surgirá na tela.

Após ter confirmado seu interesse em responder o caso, ele será transferido para a área de “Casos respondidos” do respectivo advogado, e deixará de ser exibido na seção “Responder Casos” para outros advogados daquela cidade, de forma que apenas um único advogado tem acesso aos dados de contato do trabalhador.

Na página de casos respondidos, o caso trabalhista aparecerá da seguinte forma:


Casos respondidos

6.2. Abrir no Whatsapp

A partir desta tela, o advogado poderá entrar em contato com o trabalhador, seja clicando no botão “Abrir no WhatsApp” (no Desktop é preciso habilitar o WhatsApp Web antes de clicar), seja adicionando manualmente o contato em sua lista.

6.3. Ver cálculo preliminar

Quando a dúvida do trabalhador é enviada após ele ter realizado um cálculo preliminar, o advogado poderá visualizar uma cópia do cálculo realizado pelo trabalhador através do botão “Ver Cálculo”.

6.4. Exclusão automática dos casos

É importante notar que os casos ficam disponíveis no sistema pelo período de até 3 dias para serem respondidos. Caso não sejam respondidos neste período, os casos são excluídos do sistema.

Caso seja respondido, o caso permanece na área de casos respondidos do advogado por até 14 dias, e, após este período, é automaticamente excluído do sistema.

Desta forma, é essencial que o advogado mantenha seu próprio registro dos contatos realizados através do site, para consulta futura.

7. Como funciona o sistema de pontos

O sistema atribui uma pontuação para cada caso enviado, tendo em vista diversos fatores. Esta pontuação pode ser positiva ou negativa, ou seja, pode descontar, ou acrescentar pontos ao total.

Geralmente, para selecionar os casos trabalhistas o advogado precisará possuir pontos no sistema, que serão abatidos do seu total de pontos.

Por exemplo, se o caso requer 7 pontos para ser selecionado (-7), e o advogado possui 150 pontos, após ter selecionado o caso em questão o total passará a ser de 143.

No entanto, também existem casos trabalhistas que acrescentam pontos ao total. Nesta hipótese, ao selecionar um caso que acrescenta 7 pontos (+7), o advogado do exemplo anterior passaria de 150 para 157 pontos.

7.1. Como conseguir pontos

Existem diversas formas para o advogado conseguir pontos no sistema de casos trabalhistas do site Valor do Trabalho.

7.1.1. Pontos de inscrição

Simplesmente por se inscrever para participar, o advogado já recebe 50 pontos.

7.1.2. Casos que acrescentam pontos

Como já informado acima, muitos casos trabalhistas acrescentam pontos ao invés de os abater. Os casos que acrescentam pontos são destacados com o badge verde (+7 por exemplo).

7.1.3. Feedback sobre os casos

Algum tempo após o advogado ter respondido um caso trabalhista, o sistema disponibiliza um pequeno feedback para o advogado enviar sobre o caso em questão.

É um feedback bem simples, que, em geral, leva menos de um minuto para ser respondido.

Cada feedback específico enviado confere 2 pontos ao advogado.

7.1.4. Boas avaliações dos trabalhadores

Alguns dias após o advogado ter respondido um caso, o site envia um email para o trabalhador, pedindo uma avaliação sobre o contato que teve com o advogado trabalhista.

Também é um feedback bem simples, que, em geral, leva menos de um minuto para ser respondido.

Quando o trabalhador oferece um feedback positivo (“bom” ou “ótimo”) sobre o contato com o advogado trabalhista, este último recebe alguns pontos (+2 e +4, respectivamente).

7.1.5 Recompensas

Também é possível adquirir pontos completando alguns desafios específicos, que conferem pontos de recompensa.

Para conferir o andamento das recompensas, acesse a página “Recompensas” no menu principal dos Casos Trabalhistas.

Atualmente estão disponíveis as seguintes recompensas:

7.1.5.1. Por quantidade de casos

Quando o advogado completa uma determinada quantidade de casos respondidos, recebe automaticamente uma recompensa. No momento, as recompensas disponíveis deste tipo são as seguintes:

  • 15 casos respondidos: 25 pontos
  • 50 casos respondidos: 75 pontos
  • 150 casos respondidos: 250 pontos

7.1.5.2. Por quantidade de feedbacks específicos

Quando o advogado completa uma determinada quantidade de feedbacks enviados, também recebe uma recompensa. No momento, as recompensas disponíveis deste tipo são as seguintes:

  • 15 feedbacks enviados: 25 pontos
  • 50 feedbacks enviados: 75 pontos
  • 150 feedbacks enviados: 250 pontos

7.1.5.3. Por feedbacks qualificados

O advogado também pode enviar feedbacks qualificados, sempre que completar uma certa quantidade de casos respondidos. O feedback qualificado é um pouco maior do que os feedbacks específicos sobre os casos específicos.

No momento, as recompensas disponíveis deste tipo são as seguintes:

  • 1º Feedback qualificado (15 casos): 50 pontos
  • 2º Feedback qualificado (50 casos): 100 pontos
  • 3º Feedback qualificado (150 casos): 150 pontos

7.1.5.4. Por avaliações positivas dos trabalhadores

A última recompensa disponível é por quantidade de avaliações positivas obtidas dos trabalhadores pelos casos respondidos.

Para esta finalidade, apenas as avaliações “bom” e “ótimo” são consideradas positivas.

No momento, as recompensas disponíveis deste tipo são as seguintes:

  • 15 avaliações positivas: 100 pontos
  • 50 avaliações positivas: 200 pontos
  • 150 avaliações positivas: 300 pontos

7.1.6. Pacotes de pontos

É possível adquirir pacotes de pontos através de pagamento, mas a ideia é a de que isso nunca seja essencial para o advogado participar da plataforma.

Certamente existirá uma limitação no número de casos que será possível responder sem adquirir os pacotes de pontos, porém a ideia é a de que seja viável para o advogado participar da plataforma a custo zero, desde que seu objetivo principal esteja em conformidade ao objetivo principal do aplicativo: ajudar o trabalhador.

Não por acaso, a melhor maneira de conseguir muitos pontos é receber boas avaliações dos trabalhadores (vide avaliações positivas, acima). É um dos recursos que mais concede pontos por caso individualmente (até +4 por caso), e o que traz a maior recompensa (+300 pts).

8. Termos de uso

8.1. Visão geral

É muito importante que o advogado esteja atento aos Termos e Condições de Uso, pois existem situações que podem levar à exclusão definitiva do sistema.

8.2. Exclusão do sistema

Existem algumas situações específicas que podem resultar na exclusão do advogado do aplicativo de casos trabalhistas.

De acordo com os Termos de Uso, uma série de avaliações negativas do trabalhador, por exemplo, pode levar à exclusão do advogado do sistema de casos trabalhistas.

Também é importante lembrar que o advogado não é obrigado a selecionar um caso para responder, mas, ao selecioná-lo (clicando e confirmando no botão “Responder Caso”), está se comprometendo a respondê-lo.

E isso é importante, pois, quando o caso é selecionado, ele é retirado da lista de casos disponíveis, e caso o advogado que o selecionou não o responda, o trabalhador, então, ficará sem resposta nenhuma.

Assim, se as avaliações indicarem que o contato não foi realizado por uma série de vezes, isso também pode ocasionar a exclusão do advogado do sistema de casos trabalhistas.

Para saber mais sobre estes e outros detalhes do contrato, não deixe de ler os Termos e Condições de Uso.

9 - Configurações

9.1. Notificações por e-mail

Por padrão, o sistema sempre envia uma notificação por e-mail para o advogado, toda vez que um novo caso é postado em sua cidade.

Para mudar a configuração das notificações por email, acesse o link 'Configurações' na página principal do aplicativo, e selecione a opção desejada.

9.2. Cancelar inscrição

Para cancelar a participação, basta que o advogado acesse o link 'Configurações' na página principal do aplicativo, e clique no botão “Cancelar Inscrição”.

Gustavo Borceda, advogado e criador do site Valor do Trabalho

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